terça-feira, 29 de junho de 2010

Oui, C'est possible apprendre français vite!



Essa foto foi tirada hoje, durante o jantar.
"Le coucher du soleil c'est trés jolie ici.."

Após merecida noite de sono, fui acordado por batidas na porta. Hora de ir pro Cavilam.
Tomei o bom e velho banho e aproveitei a carona do M. Robert, dono da casa.
Tomei outro banho, nessa vez involuntário. A chuva tava forte, mas durou pouco.
Fiz o teste de nível no centro de linguas (Cavilam) e cai no nível B1. O mais surpreendente é que a Bianca, o Farias, a Larissa e o Fernando também, e eu falo francês muuuito pior que eles. Fui então à classe e foi legal. A professora, Marjolaine, é muito boa.

Após a aula da manhã, fomos ao RU daqui. Bem, não preciso nem dizer que é incomparável. Custa 2,90 para estudantes bolsistas, e a coca-cola de latinha é 0,80! Convertendo, é mais barato que muitos restaurantes próximos da UFC, o que é absurdamente bom.

Fui ao banco, abri uma conta e voltei ao cavilam para o "Atélier", uma espécie de aula tosca que vou ter toda tarde. Estúpido. A professora, com cara de atriz pornô, me obrigou a passar a tarde toda ouvindo os relatos dos vietnamitas, indianos e chineses sobre a dificuldade de aprender francês. Acho que vou trocar de Atélier.

Depois da aula, assisti Japão x Paraguai com os japoneses.. deu pena, mas foda-se.
Achei muito bonita a educação deles. Aplaudiram de pé a seleção deles. Nessa hora você diz: "É porque, para eles, é muito. Para o Brasil não é nada chegar nas quartas.". Se um brasileiro, que nunca é favorito no Softball, perde na final, todos aqui vão vaiar do mesmo jeito. Falta um pouco de bom senso!

Ao chegar ao lugar onde pego carona de volta com M. Robert, encontrei o chinês que mora comigo. O nome dele é algo que se pronuncia como "RrrrrrruéééÉÉÉrrr". Ele é muito gente boa, e nós fomos para casa conversando. Ao chegar, tive uma surpresa. Havia visita, e o jantar foi do lado de fora, no jardim. Muito vinho rosé, um pouco de whisky, muito queijo, muito pão e uma macarronada que fez juz à curta distância para a Itália. Assisti Portugal x Espanha e vim para o quarto.

Aprender frnacês, morando aqui, é muito fácil. Você aprende nem que não queira. No interior é diferente de Paris, onde eu fui destratado por algumas pessoas. Todo mundo é muito simpático e acolhedor.

No fim de semana vou à Lyon, no sábado. Se tudo der certo, de lá vou à Turin ou Milano! Só tenho aula na segunda depois do almoço. :)

4 comentários:

  1. cadê a "cerveja consumida?"?

    dia sem cerveja? hieaheaiea

    ResponderExcluir
  2. pois é cade a cerveja? ao menos devia ter citado o whisky.. mermão, tenho é pena desse japonês.. coitado não tem um companheiro de quarto muito normal.. uaehuae
    e o RU? cheio de comunistas?
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Guga, avisa pra esses garotos que na França também se bebe água...apesar do preço!
    Deus lhe abençôe. Vovó

    ResponderExcluir