quarta-feira, 15 de setembro de 2010

WEI

Na quinta-feira, acordei tarde, almocei (fiz Ravioli à Bolonhesa. Essa vida de fazer alguma massa e usar molho pronto não dura para sempre, mas tem sido uma maravilha, porque é fácil e bom) e fiz a prova do TOEFL, para saber a carga horária e o nível da turma de inglês que eu vou ficar (é obrigatório aqui na ECP, exceto para pessoas que têm inglês como lingua nativa).

Fiz uma péssima prova de compreensão oral, mais por desconcentração do que por falta de conhecimento, uma prova boa de gramática, apesar do pouco tempo (25 minutos para 40 questões) e uma prova excelente de compreensão escrita, que deu para terminar antes do tempo dado. Acho que vou conseguir pegar a carga horária mínima, mas não uma turma com o nível que eu gostaria. Meu inglês realmente enferrujou!

À noite, comi rápido e arrumei minhas coisas para o WEI (Fim de semana de integração da École). Descobri que ia no ônibus da AdR, que é o pessoal responsável pelo bar da faculdade. Logo vi que não era uma boa, pois eles são realmente uns babacas, mas é a vida.
Depois de horas de atraso, partimos rumo à uma cidade ao lado de Biarritz, no lado francês do país basco. Não lembro o nome, mas não é realmente conhecida.
A viagem de ida foi péssima. O ônibus era desconfortável, os caras eram mais babacas do que eu pensava (um deles, inclusive, me irritou até que eu quebrasse a vuvuzela que ele tinha e jogasse na cabeça dele, ameaçando-o de morte com as poucas palavras ruins de francês que eu conheço) e eram 11 horas de viagem.

Chegando no lugar, tive a péssima notícia que o sinal do celular era ruim e não tinha internet. Isolado do mundo, o que seria péssimo, porque minha excelentíssima namorada ia me matar. :)
Quando cheguei no bangalô (um trailer muito confortável de dois quartos, um banheiro, mini-cozinha e mini-sala), conheci o pessoal que ia dividir quarto comigo. Quatro franceses, alguns legais e outros não, e o Pedro, brasileiro.

Depois de muita luta para conseguir comunicação com o Brasil, relaxei, e fui para a praia. Praia! Quanto tempo. Nunca pensei que ia ter tanta saudade disso.
A água era gelada, não tinha cerveja gelada e as pessoas jogavam rugby, e não futebol, mas mesmo assim foi muito bom.
Fiquei lá até o por-do-sol, que, com a chegada do outono, vai começando a se aproximar do horário do Brasil.
Em seguida, houve um discurso do diretor e de algumas pessoas da école, e depois o jantar. Salada na entrada, carne de pato e batatas no prato principal e bolo basco de sobremesa (pequena piada interna: não confunda bolo basco com bolo de basca!).

Depois disso, me arrumei, bebi com os brasileiros, antes de ir para a festa, que tinha como tema Western. Não comprei fantasia, nem nada do tipo, pois só soube dos temas das festas de cada dia quando cheguei lá.
Havia uma limitação do número de cervejas por dia por pessoa, e só era permitido consumir alcool no bar do WEI, o que obviamente não foi respeitado por ninguém. Isso acontece porque cinco anos atrás um aluno morreu embreagado.
Os franceses estudam TANTO na preparação para as écoles (que é incrivelmente difícil), que entram na faculdade sem ter curtido nada da vida. Isso justifica as brincadeiras infantis, insanas e pederastas que eles tem entre eles.
A festa em si foi fraca, o que é normal em écoles de Engenharia, independente do país.

No dia seguinte, sábado, só dormi o dia todo. Estava bem cansado, e não tinham me colocado na atividade que eu queria (Karting), o que me fez desconfiar que deram prioridade na escolha para os franceses. Me colocaram no Bodyboarding, às 11:00, na água gelada. Lamentável. Preferi dormir, levantar para almoçar e voltar ao sono.
Quando anoiteceu, me arrumei, jantei e bebi (escondido, mais uma vez) com os brasileiros. Fui para a festa, que tinha como tema Walt Disney, e comecei a me indignar com a falta de qualidade dos dj's, que além de tocar com Mp3, invés de Wav, mixavam mal e porcamente e tocavam as mesmas músicas do dia anterior. Se quiser tocar o que rola no "mainstream", que toque, apesar de eu não gostar, mas faça isso decentemente.

No domingo, passei o dia na praia. Que maravilha! Sol o dia todo!
Descansei um pouco na volta, jantei, me arrumei, bebi (dessa vez menos escondido) e passei pouco tempo na festa (onde os homens tinham que se vestir de mulher, e as mulheres de homem). Os franceses tem hábitos pederastas, e isso não é normal no Brasil. Em uma festa assim, dá pra imaginar o que eu vi. Não tenho o menor preconceito com homossexuais, mas os heterossexuais brasileiros não adotam certas práticas comuns entre os franceses. Não vou me adaptar à isso nunca.

Segunda, acordei acabado, e tive que aguentar atrasos e mais atrasos da organização do WEI, além de problemas e mais problemas nos ônibus. Cheguei aqui 3 da manhã, de segunda para terça.

Começaram minhas aulas ontem, terça-feira, e devo dizer que o nível dos franceses me assustou. Não acho que vou ter problemas com "Analyse", que é a matéria de matemática que mais dá dor de cabeça aos brasileiros, porque eu já estudei boa parte no Brasil, mas é incrível que os engenheiros daqui vejam o que eu vi em cadeira do mestrado da Matemática no Brasil ("Medida e Integração"). Estou realmente preocupado com as cadeiras de física, pois nunca estudei tanto no Brasil, e provavelmente não vou ser dispensado de "Mecanique", que a maior parte dos brasileiros dispensa, e é uma disciplina difícil. Nesse momento, estou preparando um dossiê para ser dispensado de "Transfert Termique". Tomara que dê certo, pois é outra matéria difícil.
Enfim, como meu forte não é me estressar com os estudos, me resta estudar, o que eu já comecei a fazer hoje.
Hoje, quarta-feira, tive aula de exercícios de "Analyse". Peguei a turma avançada, e foi bem tranquilo, mas vou esperar para tomar conclusões seguras.

Acabou a moleza! Agora a correria vai começar.

2 comentários:

  1. imagino tu quebrando a vuvuzela na cabeça do cara,ele devia ser estilo Alex... aeuaehuaehuaheuhae!

    ResponderExcluir
  2. Enfim...o curso de engenharia vai começar...estava preocupada...cheguei a imaginar que você tinha errado o endereço. Sucesso nos seus estudos...convivência...e tudo mais. Deus lhe abençôe!

    ResponderExcluir