terça-feira, 10 de agosto de 2010

Chamonix



Antes de começar à falar sobre essa parte da viagem, eu queria dizer: Chamonix é a cidade mais FODA que eu já fui.
No meio dos alpes, com uma estrutura extremamente aconchegante e um público extremamente selecionado, faz justiça aos 5000 turistas que sobem diariamente a "Aiguille de Midi", pico mais alto da Europa Ocidental, na estação menos movimentada de lá (o verão).



Acordei em Annecy no sábado achando que ia morrer de frio.
O trem partia às 07:00, e eu não sabia como sair do fim de mundo que era meu hotel para a estação.
Acabamos conseguindo um taxi.
Tomei café da manhã na estação, e peguei o trem.

Logo na subida das montanhas, me deparei pela primeira vez na vida com a neve que cobria os alpes.
Estavamos na fronteira entre França, Suiça e Itália. Um lugar desses não tinha como não ser espetacular.

Ao chegar na cidade, fui para o hotel, que, dessa vez, ficava bem no centro da cidade. Localização melhor impossível.

Me informei do que havia de legal para se fazer, e me disseram que um dia não bastava para conhecer as montanhas. O principal era pegar o teleférico para a "Aiguille". Mais tarde eu tomei conhecimento que era o suficiente. O lugar é simplesmente fantástico.

Encontramos todos os brasileiros na fila para reservar o bondinho, que era de quase duas horas. Tinha que valer muito a pena MESMO!
Ainda aguardamos mais duas horas para chegar nossa vez, almoçando pela cidade à fora.





Quando chegou a hora, pegamos o bondinho, que nos levou para uma altura de 3842 metros.
Lá, quase 0ºC e um sol muito forte. Era incrível ver a neve com um sol desses.
Tirei uma quantidade absurda de fotos, pois não quero esquecer nunca aquele lugar.
A vista é fantástica. O gelo cobre o pico das montanhas, e você está lá no meio.
Era possível ver isso de diversos lugares diferentes, em estruturas metálicas interligadas.
Foi a primeira vez que eu vi neve, em anos de mochila pelo mundo à fora! :)





Após tomar um bom chocolate quente lá emcima, descemos para a base da montanha, onde escalamos algumas pedras e esperamos a hora de voltar.

Simplesmente fantástico.
Tem certas coisas na vida que não tem preço.

Na volta, havia um campeonato de manobras de bicicleta na rua, com direito à show de uma banda muita boa, que tocava na versão "jazz new age" várias músicas pop, como a da pantera cor-de-rosa, ou Billie Jean. Foda!

Compramos alguns vinhos e queijos, e fomos nos arrumar nos hoteis.
Em seguida, nos encontramos e bebemos pela cidade.
Um hábito bem francês que eu tenho o prazer de adotar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário