terça-feira, 31 de agosto de 2010

Enfim, Paris!

Enfim, Paris.
Depois de longos dois meses de espera, devo dizer que as impressões iniciais da vida que eu vou levar aqui foram as melhores possíveis.

No domingo, peguei o ônibus que a gente mandou para vir para a ECP.
Por incrível que pareça,a viagem foi ótima. Tinha um compartimento, como aqueles de trem, onde ficavam 4 pessoas, e foi bem mais confortável do que o normal.

Chegando aqui, alguns alunos estrangeiros (do Club TIME, que é a associação dos estrangeiros aqui da ECP) nos receberam e ajudaram com as malas.
Peguei o quarto G322 da residência. É o terceiro andar do bloco G.
Pelo que eu vi, dei sorte. Só tem eu e uma brasileira de estrangeiros no andar, e os franceses foram relativamente receptivos comigo.
Os blocos da residência ficam dentro do campus (2 minutos andando do bloco onde as aulas são ministradas), e tudo fica perto (campo de rugby/futebol, RU, prédios da universidade, etc..).
Em cada andar da residência, tem uma cozinha em comum, os banheiros e uma salinha de lazer. No caso do meu bloco, a salinha tem uns grafites na parede, uma mesa de jantar, alguns sofares, alguns guarda-sóis (wtf?! kkk) e muita bebida/comida solta pelas mesas.

Segue uma foto abaixo do campo e dos blocos de aula:




Ainda no domingo, consegui colocar internet (era necessário cadastrar algumas coisas) e jantei com o pessoal do TIME em um salão, onde fica o bar da école. Sim, aqui na França existem bares dentro das universidades.
Conheci várias pessoas, e fui tomar um chimarrão com os gauchos na salinha do andar de algum deles.

Na segunda, houveram aulas de francês nos dois turnos. Sinceramente, não fui, e não perdi nada. A professora era chinesa, não houve nada de importante e eu não aguento mais aula de francês. Me recomendaram bastante fazer isso.
Apareci para almoçar com os brasileiros no RU, e que surpresa positiva. A comida é excelente!
Dizem que, depois de um tempo, você enjoa, mas eu sou bem menos "fresco" com comida do que a média. Ter infinitas opções de entrada, pão, queijos, sobremesas e prato principal, além da água liberada, por 3 euros, mata qualquer necessidade de reclamar.

Uma foto do RU:




Organizei em parte meu quarto, mas ainda tá uma bagunça.
A lista de coisas que eu tneho que compar tá gigante, e minha conta já não é mais a mesma. Quem mandou viajar? kkk

Ainda segunda, houve a apresentação das associações, depois do jantar.
As associações e clubes são grupos de algunos com qualquer finalidade.
Tem associações de estudantes internacionais, brasileiros, de todo tipo de música, de mágica, de lego, de vinhos, de idiomas, de todo tipo de esporte, de poker, de "igualdade de chances", dos gays, de política.. enfim, são 150 oficiais. Não conheço nem 10% ainda. Isso se falar nos infinitos esportes diferentes que têm aqui.

Conversei um bom tempo com os veteranos brasileiros, e cada conversa dessa rende muita informação. Quanto mais eu descubro sobre a école, mas tenho coisa pra descobrir. Depois disso, voltei pro meu andar e fumei narguile com os franceses do meu andar.
Não vou dizer que eles são os caras mais legais do mundo, à principio, mas foram mais receptivos que a média.

Hoje, terça, acordei, tomei café da manhã e corri para resolver todas as burocracias da chegada. Me rendeu uma manhã bem estressante.
Almocei com os brasileiros, joguei um poker e vou voltar a organizar meu quarto.

Agora sim uma vida de verdade!

5 comentários:

  1. Oi Edson! fico feliz de saber que as coisas estão saindo como você esperava. Desejo muita felicidade nessa nova fase que se inicia.

    ResponderExcluir
  2. eiiii, eu tô indo praí segunda com a thaís! vamos combinar algo?

    ResponderExcluir
  3. Narguile com sabor de morango é muito bom, não se esqueça de limpar a piper. Afinal você não sabe quem tem boqueira. kkkk

    ResponderExcluir
  4. ae cara, que bom que ta tudo dando certo..
    bar dentro da facul? tenso.. hehe
    abraco

    ResponderExcluir