segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Finalmente em Roma!



Antes de falar sobre Roma, eu gostaria de dar alguns conselhos para quem vai viajar de Easy Jet, Ryan Air, ou qualquer outra compania aérea de liso.

Para viajar por essas companias (que chegam a cobrar 10 euros por trajetos de 1000 km), você tem um limite de bagagem de mão. Só um item, sem limite de peso, não podendo ultrapassar o tamanho de uma caixa, que tem na sala de embarque. Para despachar algo, não sai tão barato (44 euros por mala, mas sai 22 se você fizer pela internet com uma certa antecedência). As dimensões são 25 cm x 45 cm x 56 cm.
Ao contrário do que dizem, isso NÃO é pequeno. Tomei muito cuidado com o tamanho da bolsa, pois dizem que o rigor varia muito de aeroporto para aeroporto, mas quando vi a "caixinha" que testa se a bolsa é compatível, bem como as malas das outras pessoas, comecei a rir. É enorme. Não sei para mulheres, mas uma malinha daquele tamanho é suficiente para viagens de uma semana para homens. O cuidado que as mulheres tem que ter é de colocar a bolsa, do dia-a-dia, dentro da bagagem de mão, porque conta como volume.
O avião é meio barulhento, as cadeiras são ruins e é ainda mais apertado do que o normal, mas no custo/benefício, é excepcional. Não foi meu caso, pois comprei de ultima hora por 160 euros, e ainda paguei os 233 por ter perdido o vôo.

Chegando em Roma, corri para pegar um taxi, pois meus amigos provavelmente estavam me esperando no Hotel (Ivanhoe Hostel), e eu não tinha nem notícia deles há um dia. Doce ilusão.
Ao chegar lá, descobri que os senhores Ramon Moreira Nunes e Adenilson Arcanjo de Moura Junior ainda não tinham aparecido. Que dramático, não?
Paguei minha parte da reserva, e sai para conhecer Roma sozinho. A situação era tão difícil, que eu decidi não perder mais tempo. O que será que tinha acontecido com eles? Cenas dos próximos capítulos.

Fui para o 'Colosseo', que além de ser próximo do hotel, é o simbolo da Roma Antiga, e eu sempre tive vontade de entrar lá. Fantástico.
Custa 12 euros, sem audio-guide, o que é caro para um ponto turístico, mas é simplesmente formidável. Eu não sabia, mas aquele formato meio acabado foi resultado daquele incêndio que rolou em Roma, por volta de 500 d.C.



Como eu ia ter que pagar a reserva dos meus amigos mesmo que eles não aparecessem, eu comecei a regrar muito a grana. Invés de pagar um guia turístico, me metia discretamente nos grupos de turistas que estavam acompanhados de um. Não é legal, mas era divertido.
Depois de lá, dei uma passeada pela Roma Antiga, conheci os monumentos mais próximos e voltei par almoçar perto do Hotel. Fui para uma pizzaria/kebab, daquelas bem lascadas. Me surpreendi. Que pizza fenomenal!
Nada de notícias dos meninos.

Sai novamente, só que dessa vez determinado a não voltar tão cedo.
Fui nas praças da República, da Spagna e Navona, além do Foro Maximo, do Pantheon e da Fontana de Trevi. Essa última, é um show à parte. Fantástico. Devo ter esquecido de mencionar alguns pontos turísticos, mas tenho conciência que visitei todos os lugares marcados no mapa. Andei 14 km!
Nesse meio tempo, parei pela primeira vez em uma sorveteria italiana.
Apesar da localização (no meio da Piazza Navona) e do design moderno do local, 3 bolas custavam 2 euros. Incrível. Não é à toa que eles são reconhecidos pelo "Gelatto". É simplesmente fantástico.





Resolvi então voltar para o hotel, quase 16:00, já sem esperanças de encontrar o pessoal.
Quando chego lá, a melhor notícia do dia: Eles haviam chegado.
Esperei 10 minutos por eles lá, e descobri que houve um problema com o vôo deles. Chovia em Roma na madrugada de sexta para sábado, e eles tiveram que pousar em Napoli, vindo de ônibus até lá. Zebra, não?

Cansado como eu estava, resolvemos sair só à noite, e ficamos tomando umas cervejas no hotel. 2 euros por 500 ml, e mais geladas do que em muitos bares tidos como bons no Brasil. A Itália é realmente o Brasil europeu. Roma não é uma cidade segura, é uma cidade suja, as pessoas não seguem o padrão de educação do resto da Europa e existe um certo "jeitinho italiano", comparável ao "jeitinho brasileiro" de resolver as coisas. Não quero dizer com isso que é uma cidade ruim. Pelo contrário, é fantástico!

Fomos então para a Fontana de Trevi pela noite, pois é bem bonito lá, e fomos depois para um Irish Pub próximo do hotel. Cerveja gelada duas vezes consecutivas na Europa. É quase um sonho!

Quando voltei para o hotel, dormi quase imediatamente.

Um comentário:

  1. Acho excelentes seus critérios...sempre entendi que numa viagem temos mais que do que olhar...devemos VER...com todos os sentidos.
    Boa viagem! Deus lhe abençôe...Vó

    ResponderExcluir