terça-feira, 10 de agosto de 2010

Genebra



Domingo foi bem difícil acordar.
Dormi com a janela aberta no hotel em Chamonix, e acabei ficando com MUITO frio.
O trem para Genebra partia 6 horas, e nós dormimos pouco e mal.
Dormi quase o caminho todo no trem.

Ao chegar lá, ainda cansados, descemos na estação errada, e acabamos andando muito.
É engraçado, mas cruzar a fronteira entre a França e a Suiça (que não é da zona do euro) não tem nenhuma burocracia.

Chegando em Genebra, me deparei com uma cidade calma, bem maior do que as outras que eu vi no fim de semana e que sediava algum evento.
Mais tarde eu lembrei que ainda acontecia a festa da cidade.

Do meio do lago, no centro da cidade, um jato d'água de 140 metros era disparado.
Sinceramente, não é nada demais, mas não chega a ser desprezível.




Fui ao hotel e.. dormi!
O cansaço era tanto, que não lembrei nem de colocar o despertador.
Fui levantar 5 da tarde.

Almocei no Mc Donalds (o mais caro do mundo, diga-se de passagem. 12 francos, ou 9 euros, pelo Big Mac. Moral: Nunca vá no Mc Donalds na Suiça), dei uma volta pelo lago e pela festa da cidade (que consistia de vários brinquedos, stands de jogos e música, entre outas coisas), e voltei para o hotel para pegar as tequilas que compramos antes de viajar.

Bebemos um pouco, e passeamos mais. O cansaço era quase insuportável, e acabei não curtindo tanto as diversas opções que haviam ao redor do lago.
Voltei para o hotel, falei com a Lana e dormi.

No outro dia, ontem, segunda-feira, acordei, tomei café no hotel e parti para visitar a ONU.
Simplesmente fantástico.
Conheci todas aquelas salas de conferência gigantes que passei a vida vendo no jornal nacional, e aprendi muito sobre história e arte. A quantidade de obras doadas pelos países é absurda, incluindo algumas bem famosas.

Depois de lá, almocei em um mercado e esperei a hora de pegar o trem, rodando pela cidade.
Quase todos os brasileiros compraram canivetes Victorinox, chocolates, ou coisas que todos compram na Suiça, mas minha condição financeira e meu bom senso não me permitiram fazer isso.
Após uma sequência absurda de atrasos, cheguei são e salvo em casa.

A Suiça é linda e tem pessoas muito educadas, mas é MUITO caro.
Se for, prepare os bolsos.
Não sei nas outras cidades, mas tem uma quantidade absurda de brasileiros em Genebra, e muitos deles abriram stands de caipirinha, ou acarajé, pela festa de lá.

A viagem foi muito boa.
É terrível retomar a rotina amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário