quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Um pouco do Brasil na França.

Ontem, terça-feira, foi um dia lamentável.
Apesar do cansaço pela viagem, fui para a aula normalmente pela manhã.
A nova turma, que tem outros brasileiros, é muita boa. A professora é excelente e o nível dos alunos da sala é maior ou igual ao meu.

Depois do almoço, tive aula no novo atelier, que não é tão bom, mas não chega a ser muito ruim.
E eu, que pensava que seria mais um dia de rotina, não sabia que ia ter tanta raiva.
A única notícia boa do dia é que saiu a bolsa. Vai dar uma aliviada no orçamento!

O display do meu celular quebrou durante a viagem.
Aqui na França, o lance da garantia é bem menos severo do que no Brasil.
Isso me fez ter esperanças de conseguir trocar.

Já haviam me alertado que as operadores aqui (Orange, SFR, etc..) são ruins, mas eu não tinha noção do tanto.
Chegando na loja da Orange, a atendente (a mesma estúpida que não queria vender o celular por eu ser estrangeiro) disse que não adiantava reclamar na loja. Eles não resolviam NADA lá. Era necessário telefonar para o 2970, uma espécie de "Alô, Cliente!"
Nunca (eu disse NUNCA) pensei que, em um pais de primeiro mundo, eu ia encontrar algo mais sacana do que a atendente virtual da Oi.
Além de o francês ser rápido e com um sotaque estranho, e de você ter que digitar algum número do menu OITO vezes, é necessário tentar 10 vezes para conseguir falar com uma atendente.
Ontem, nós (eu e o M. Chapuis, dono da casa onde eu moro) simplesmente desistimos.
É possível falar com eles diretamente do site, mas é necessária uma senha, que eles mandam por SMS. E como olha mensagem com o display queimado? Ridiculo!

Falei um pedaço com a Lana, e dormi.

Hoje, terça-feira, já acordei chateado com isso.
Fui para a aula, tanto da manhã quanto da tarde, fui ao banco pegar meus cheques e voltei para casa.
O M. Chapuis conseguiu falar com a atendente da Orange.
A garantia não vai cobrir, e eu não tenho seguro. É barato, mas não ofereceram de forma alguma na loja. No Brasil, eu processaria fácil. Como é que faz isso sendo estrangeiro? Lamentável.
Custo total para concertar? 128,00 euros.
Se eu somar meus prejuizos dessa semana, já vai na casa dos 350,00. Foda, não é?
Nem o Detran conseguiu isso, apesar de ter tentado muito.
A tendência agora é economizar. A viagem do fim de semana vai ser a última antes de ir morar em Paris.

Falando nela, já é depois de amanhã.
Vão mais de 10 brasileiros. Acho que vai ser bom!
Chamonix fica no topo dos alpes, e tem a estação de sky mais famosa da França, além de uma "gruta de gelo" e vários restaurantes, que dizem ser muito bons.
Genebra fica na Suiça, próximo da França, e abriga a sede da ONU, entre algumas outras coisas.
Aguardo ansiosamente.

2 comentários:

  1. Conhecemos Genebra...não fomos felizes com a localização do Hotel...ficamos numa zona zoada...daí nunca sairmos a noite...com medo..mesmo!!
    Espero que vocês bem mais espertos...tenham melhor endereço. Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. E aí Boi
    Lamentável isso que aconteceu aí oh, mas tá dando para sobreviver bem com o dinheiro da bolsa ??

    ResponderExcluir